Founding members

Angola

  • http://lattes.cnpq.br/0656643374338442

    Possui Licenciatura em Ensino de Língua Inglesa como língua estrangeira (2000) pela Universidade Agostinho Neto de Angola, Mestrado em Administração Escolar (2004) pela Lynch School of Education da Boston College, Boston MA, EUA, sob supervisão acadêmica do Professor Andrew Hargreaves; e Doutorado em Educação (2014) pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), sob orientação do Professor Romualdo Luis Portela de Oliveira. Lecionou no ensino fundamental e ensino médio (escola de formação de professores) e leciona atualmente nos programas de graduação (Licenciatura) e de pós-graduação (Mestrados) no Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED) em Luanda, Angola, vocacionado à formação de professores e outros profissionais da educação. Foi diretor do Centro de Estudos Multidisciplinares do ISCED Luanda. É Diretor Geral do Instituto Nacional de Formação de Quadros da Educação no Ministério da Educação. Tem como interesse de pesquisa na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, principalmente sobre os seguintes temas: gestão democrática de sistemas e de unidades escolares, custos da educação, análise de políticas educacionais e financiamento público da Educação, e políticas de formação de professores.

Argentina

  • http://sigeva-scp.unc.edu.ar/detalle.php?keywords=porta&id=6415&datos_academicos…

    Formación: Lic. en Comunicación Social (UNC). Magister en Sociosemiótica (CEA-UNC). Dra. en Comunicación (UNLP). Posdoctorado en Programa Multidisciplinario de Formación Continua para Doctores en Ciencias Sociales, Humanidades y Artes. “Manuel Castells y la era de la Información” (FCS-UNC). Docencia: (actualidad) Prof. Titular de Educación con medios audiovisuales. Departamento de Cine, Facultad de Artes, UNC. Prof. Adjunta e investigadora del Área: Comunicación. Línea de Investigación: Comunicación, Educación y Nuevas Tecnologías (CEA-FCS-UNC). Miembro de la Red COMEDU de cátedras y Equipos de Investigación en Comunicación y Educación. Miembro de la Campaña Argentina por el Derecho a la Educación y la Campaña Latinoamericana por el Derecho a la Educación. Laboral: (2014-2016). Directora del Área de Tecnología, Comunicación y Educación dependiente de la Secretaría de Asuntos Académicos (UNC). (2016) Coordinadora Alterna Comisión de Evaluación de Promoción Carrera de Investigación Científica. Comisión de Sociología, Demografía y Comunicación (CONICET) para Informes, Promociones y Proyectos. Investigación: (actualidad) Directora del Programa de Investigación “Comunicación y Educación. Estudios de la mediatización en escenarios educativos”. (2012-2014) Secretaria de Investigación (CEA-UNC). 

  • http://politicaseinstitucioneseducativas.sociales.uba.ar/?page_id=35

    Magíster en Ciencias Sociales con Mención en Educación, Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales (FLACSO). Licenciada en Educación de la UBA. Realizó estudios de Doctorado en Educación en la UBA. Profesora Titular regular de Política e Instituciones Educativas en la Facultad de Ciencias Sociales y Profesora Adjunta regular de Política Educacional en la Facultad de Filosofía y Letras, UBA. Profesora de Posgrado en la UBA y en la UNCuyo. Investigadora del Instituto de Investigaciones en Ciencias de la Educacion de la UBA. Directora del Proyecto de Investigación UBACYT Programación Científica 2014-2017 "Políticas públicas y democratización de la educación. Sentidos, regulaciones, y procesos en torno a la inclusión en la actual coyuntura latinoamericana", Instituto de Investigaciones en Ciencias de la Educación, UBA. Coordinadora de la Red Latinoamericana de Estudios sobre Trabajo Docente (Red ESTRADO).

Brasil

  • http://lattes.cnpq.br/8297889011471333

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Unesp Rio Claro (2000); mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (2006) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2010). Realiza estágio pós-doutoral no Teachers College, Columbia University, Estados Unidos. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Paraná, atuando nos cursos de graduação e pós-graduação, na linha de Políticas Educacionais. É co-fundadora e coordenadora do "Laboratório de Dados Educacionais" [www.dadoseducacionais.c3sl.ufpr.br]. Também é diretora de projetos especiais da Anpae. Realiza pesquisas sobre direito à educação, judicialização da educação, políticas de educação infantil e financiamento educacional.

  • http://lattes.cnpq.br/7674934224612535

    Álvaro Moreira Hypolito concluiu o Doutorado (PhD) em Curriculum and Instruction na Universidade de Wisconsin - Madison. É Professor Titular da Universidade Federal de Pelotas, onde exerceu a função de Pró-Reitor de Graduação. Atualmente é o Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação e coordena o CEPE - Centro de Estudos em Políticas Educativas da UFPel. Publicou 64 artigos em periódicos especializados e 47 trabalhos em Anais de eventos. Possui 36 capítulos de livros e 12 livros publicados como autor e/ou editor. Possui vários itens de produção técnica. Participou de eventos no exterior e no Brasil. Recebeu 3 prêmios e/ou homenagens. Orientou 14 trabalhos de dissertação de mestrado e 14 teses de doutorado, duas como co-orientador. Supervisionou cinco estágios de Pós-doutorado e supervisiona uma pesquisa de Pos-doc. Participou de vários projetos de pesquisa, atua em 3 projetos de pesquisa. Colabora em conselhos editoriais de vários periódicos. É co-editor da revista Currículo sem Fronteiras (A1). Participa da REDESTRADO, na coordenação nacional e como membro efetivo da rede na América Latina. É filiado nas associações nacionais ANPEd, ANPAE e ABdC. Participa da AERA como membro efetivo e da WERA. Foi Professor Visitante na UFMG, onde atua como pesquisador do GESTRADO e de Redes de Investigação Internacionais com várias universidades nacionais e internacionais. Atua na área de educação, com ênfase em estudos sobre Trabalho Docente, Currículo; e Gestão e Gerencialismo. Em suas atividades profissionais interagiu com 44 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu Currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Trabalho Docente, Currículo, Formação de Professores, Reestruturação Curricular, Profissionalismo, Teoria Crítica, Educação, Gênero, Globalização e Identidade.

  • http://lattes.cnpq.br/0987774906890729

    Professora visitante da Faculdade Latinoamericana de Ciências Sociais (FLACSO) || Doutora em Desenvolvimento Econômico (Economia Social e do Trabalho) pela Unicamp, com estágio de pesquisa no Zakir Husain Centre for Educational Studies (Jawaharlal Nehru University, Nova Délhi, Índia) e período sanduíche no Lateinamerika-Institut (LAI), Freie Universität Berlin (Alemanha) || Pesquisadora do Núcleo de Estudos sobre Democracia e Desigualdades: Políticas Públicas e Percepções Públicas (NEDEPP) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) e Pesquisadora do Centro de Estudos de Conjuntura e Política Econômica (CECON) do IE/Unicamp || Mestra em Desenvolvimento Econômico (Economia Social e do Trabalho) pela Unicamp, com estágio sanduíche na Université de Genève (Suíça) || Possui diploma superior em Pensamento Social Latinoamericano e Caribenho (CLACSO) || Economista pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com intercâmbio à Universitat Autònoma de Barcelona (Espanha) || Desde Abril/2014, é analista de conjuntura em política social da Fundação Perseu Abramo (São Paulo - SP) || Desde Julho/2014, faz parte da equipe editorial do site Brasil Debate (brasildebate.com.br) || Áreas de interesse: relações de trabalho; condições de trabalho na saúde; políticas sociais; inclusão na educação superior; pobreza e desigualdade.

  • http://lattes.cnpq.br/8288392835017165

    Antônio Lisboa Leitão de Souza é filósofo e pedagogo de formação, tendo concluído o Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo em 2002, com estágio na Universitè Paris 8 e na École des Hautes Études en Sciences Sociales-EHESS/Paris. Trabalhou como docente na UFRN entre 1993 e 2010, onde atuou nas dimensões do ensino, da pesquisa, da extensão e da administração institucional (chefe de Departamento e coordenador de cursos de graduação e de pós-graduação). Atuou como pesquisador permanente, depois colaborador do PPGED/UFRN entre 2006 e 2015. Desde 2011 é Professor Associado da Universidade Federal de Campina Grande/UFCG, membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação/PPGEd-UAED-CH, onde orienta estudos e pesquisas na linha História, Política e Gestão Educacionais. Tem participado de eventos acadêmico-científicos no Brasil e no exterior, publicado trabalhos em periódicos, capítulos de livros e em anais de eventos nas áreas de Educação, Filosofia e Política. Na área de Educação, tem atuado com ênfase nas seguintes temáticas: Política Educacional, Trabalho e Formação Docente, e Gestão e Avaliação da Educação. Em suas atividades profissionais interagiu com vários colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos, e os termos mais frequentes na contextualização da produção científica em seu currículo são: Política Educacional, Projeto Político-Pedagógico, Educação Infantil, Educação Básica, Políticas de Formação e Trabalho Docente, Gestão Educacional e Educação Pública. Atualmente, o interesse de pesquisa se volta para as seguintes temáticas, dentre outras: privatização da educação básica; relação público-privado na educação; Estado e direito à educação dos povos tradicionais na Paraíba; políticas de educação ambiental na perspectiva do Bem Viver. Como parte de sua experiência no âmbito da pesquisa e pós-graduação, foi coordenador dos Grupos de Pesquisa 'Educação e Sociedade' e 'Gestão, Trabalho e Políticas Educacionais-GETEPE'- cadastrados no CNPq. Em sua atuação institucional, destaca-se também a militância político-sindical, tendo exercido funções de direção no movimento docente (ADURN-S.Sind., ADUFCG-S.Sind. e ANDES-Sindicato Nacional) e em entidades acadêmicas como a ANPED, onde foi coordenador do GT5-Estado e Política Educacional (4 anos) e é o atual coordenador do Comitê Científico; e a ANPAE, da qual foi Diretor de Formação e Desenvolvimento (4 anos). Também foi membro e vice-presidente do Conselho Municipal de Educação de Campina Grande-PB de 2014 a 2016.

  • http://lattes.cnpq.br/3829084010465484

    Camilla Croso é Mestre em Política e Planejamento Social de Países em Desenvolvimento pela London School of Economics and Political Science (LSE), possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo e é atualmente mestranda na Faculdade de Educação da UNICAMP, onde integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais (GREPPE). Ela é coordenadora geral da Campanha Latino-americana pelo Direito à Educação e foi Presidenta da Campanha Mundial pela Educação entre 2010 e 2018. Atualmente integra o Comitê Diretivo da Aliança Mundial pela Educação e os Comitês Diretivos Global e Regional ODS4/ Educação 2030. Integrou os Comitês de Redação do Marco de Ação de Dakar, durante a Conferencia Mundial de Educação para Todos em 2000, assim como da Declaração de Incheon e Marco de Ação da Educação 2030 em 2015. Foi palestrante sobre o direito à educação na adoção da Agenda de Desenvolvimento Sustentável 2030 nas Nações Unidas em 2015. Suas publicações se relacionam especialmente com a temática da privatização da educação, da não discriminação na educação, do direito à educação e do direito à participação social. Além da publicação de artigos e um livro, publicou diversos capítulos em livros e foi coordenadora editorial de dezenas de publicações. É fluente em português, inglês, espanhol e italiano, e possui conhecimento básico da língua francesa.

  • http://lattes.cnpq.br/5520044900133097

    Doutora em educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), mestra em educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp-RC) e graduada em Pedagogia pela mesma universidade. Desenvolve trabalhos na área de Política, Gestão e Financiamento da Educação, com ênfase na Educação Infantil. Cursou especialização voltada para o desenvolvimento das relações interpessoais na escola e a construção da autonomia moral, oferecida pela Universidade de Franca. Professora Adjunta da Universidade Federal do Paraná. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisa em Política Educacional (Greppe), na Universidade Estadual de Campinas e Universidade Federal de Mato Grosso e o Núcleo de Políticas Educacionais (NuPE-UFPR). É Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação (ANPED), da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) e da Associação Nacional de Pesquisadores em Financiamento da Educação (Fineduca). (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/5744203752177071

    Professora Adjunta da Universidade Federal do Paraná (UFPR), no Setor de Educação/Departamento de Administração e Planejamento Escolar (DEPLAE/NUPE). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Integrante do Grupo de Pesquisa, GPRPPE (Grupo de Pesquisa: Relações entre o Público e o Privado na Educação) (PPGEDU/UFRGS), da Rede Latino-Americana e Africana em privatização da educação e do Núcleo de Políticas Educacionais (NUPE/UFPR). Vice editora do Jornal de Políticas Educacionais (JPE). Tem experiência na área da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: estado, política educacional e relação público- privada na educação. 

  • http://lattes.cnpq.br/7184033522040803

    Possui graduação em História pela Universidade Federal do Espírito Santo (1992), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (1998) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2005). Realizou, entre 2016 e 2017, estágio de pós-doutorado na Generalitat da Catalunya (Barcelona-Espanha), com bolsa CAPES. Atuou na Educação Básica como docente, técnica da secretaria municipal de educação e conselheira estadual de educação. Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal do Espírito Santo, atuando na graduação e nos cursos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação. É coordenadora do Grupo de Pesquisa "Federalismo e Políticas Educacionais" que atualmente desenvolve, dentre outros, o projeto de pesquisa "Regulamentação e implementação do Sistema Nacional de Educação: relações intergovernamentais para a garantia do direito à educação", financiado pelo CNPq por meio da Chamada Universal de 2016. É autora do livro "Políticas Educacionais e Estado Federativo" e de vários artigos em periódicos especializados. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política e Administração Educacional, principalmente nos seguintes temas: federalismo e políticas educacionais, gestão educacional, direito à educação, municipalização e organização dos sistemas de ensino. Link para o Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9974772407621162. Link para a página do Grupo "Federalismo e Políticas Educacionais": http://www.federalismo.ufes.br/apresenta%C3%A7%C3%A3o-0. E-mail institucional: gilda.cardoso@pq.cnpq.br. 

  • http://lattes.cnpq.br/5378091923063923

    Licenciado em Física pela Universidade de São Paulo (1982), bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo (1985), com mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1989 e 1994). Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Política e Gestão Educacional com ênfase em Financiamento da Educação, Municipalização do Ensino, Regime Federativo e Educação do Campo.

  • http://lattes.cnpq.br/8014827277285386

    Doutoranda em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Pedagoga pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gestão e Políticas Públicas em Educação (NUGEPPE). Especialista em Administração e Supervisão Educacional. Professora Assistente na Universidade Iguaçu e nas Faculdades Integradas Maria Thereza. Professora no Município de Duque de Caxias e Supervisora Educacional no Município de São João de Meriti. Representante da ANPAE/RJ no Fórum Estadual de Educação. Membro do Conselho Diretor do Fórum de Pedagogia do Estado do Rio de Janeiro. Representante discente na Seção Estadual da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação - ANFOPE. Tem como temáticas centrais de investigação as Relações entre o Público e o Privado na Educação Brasileira, Educação (em tempo) Integral, Políticas Públicas em Educação e Gestão Educacional.

  • http://lattes.cnpq.br/3168061404328163

    Luiz Carlos de Freitas, formado em Pedagogia e mestre em Educação, concluiu o doutorado em Ciências (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo em 1987. Em 1994 concluiu tese de Livre-Docência e em 1996 seu Pós-Doutorado na Universidade de São Paulo, período em que combinou estudos sobre teoria pedagógica em Moscou. Atualmente é professor titular (aposentado) da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Atua na área de Educação, com ênfase em Avaliação da Aprendizagem e de Sistemas. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica e tecnológica são: Avaliação, Políticas Públicas, Neoliberalismo, Didática, Organização do Trabalho Pedagógico, Progressão Continuada e Ciclos de formação.

  • http://lattes.cnpq.br/6392470842830378

    Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal da Paraíba (1988), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (1994) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal da Paraíba. É filiado à entidades nacionais de pesquisa como a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) e Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação (FINEDUCA).Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Financiamento da Educação, Gestão da Educação Superior e da Educação Básica. Exerceu a função de chefe de gabinete do reitor da UFPB no período de novembro de 2004 a setembro de 2012. Foi secretário municipal de educação do município de João Pessoa no período de setembro de 2012 a dezembro de 2014. Foi avaliador da pós-graduação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) na área de educação e, atualmente, é coordenador de programas profissionais da área de Educação da CAPES.

  • http://lattes.cnpq.br/1883931901388039

    Professor Titular e Emérito da UFG, Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), pós-doutorado em Paris/França na École des Hautes Études en Siences Sociales (EHESS, 2010), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás (1990), Graduação e Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás (1983). Foi Membro do Conselho Superior da CAPES (2014/2018), Membro do Conselho Técnico Científico da Capes - ed. Básica (2013/2017), Membro do Conselho editorial da Revista Retratos da Escola/CNTE/Esforce, Membro do conselho editorial da Revista Educação e Sociedade (cedes), Revista Horizonte Latino Americano do Mercosul e da Revista Brasileira de Política e Administração da Educação. Membro do Grupo Estratégico de Análise da Educação Superior no Brasil (GEA/FLACSO). Entre 2012-2016 foi Membro da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, entre 2014/2016 foi Membro do Fórum Nacional de Educação. Foi Diretor da Secretaria de Educação Básica do MEC, foi Coordenador Geral de Estatísticas Especiais do INEP, foi Secretário Adjunto da ANPEd e Diretor de Pesquisa da ANPAE. Entre 2007-2014 foi Editor da Revista Retratos da Escola/CNTE/Esforce (2007/2014). Tem experiência na área de Educação e Sociologia da Educação com ênfase em política educacional, envolvendo estudos sobre avaliação, gestão e regulação da educação básica e educação superior. 

  • http://lattes.cnpq.br/4368412805880296

    Doutor em Comunicação Social pela PUC-Rio e Mestre em Educação pela UFF, onde atualmente realiza estágio pós-doutoral na Faculdade de Educação. Graduado em Pedagogia (Unilasalle-RJ) e em Comunicação Social / Publicidade e Propaganda (PUC-Rio). É professor adjunto do Unilasalle-RJ, lecionando nos cursos de graduação e pós-graduação. Tem mais de 10 de anos de experiência como gestor escolar e professor da educação básica. É pesquisador do NUGEPPE (UFF/CNPq) - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gestão e Políticas Públicas em Educação e do JuX-Juventudes Cariocas (PUC-RIO/FAPERJ). Atualmente, é Conselheiro do CEE/RJ - Conselho Estadual de Educação do Rio de Janeiro, tendo sido indicado como membro do Fórum Estadual de Educação do Rio de Janeiro (FEE-RJ), membro do Grupo de Trabalho para Acompanhamento, Monitoramento e Avaliação do Plano Estadual de Educação nas Prisões e Articulador dos Conselhos de Educação do Programa de Apoio à Implementação da Base Nacional Comum Curricular (FNDE/MEC). Foi designado coordenador da seção estadual RJ da ANFOPE- Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação. É editor da Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (RBPAE/ANPAE).

  • http://lattes.cnpq.br/9445186556699560

    Graduada em Pedagogia (licenciatura e bacharelato) pela Universidade Federal de Pernambuco, mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco e doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2000). Professora Titular da Universidade Federal de Pernambuco, atua no Programa de Pós-Graduação em Educação e no Curso de Pedagogia (campus Recife) e coordena o Observatório de Política e Gestão da Educação (OBSERVA). Integra a Linha de Pesquisa Política Educacional, Planejamento e Gestão da Educação e é líder do grupo de pesquisa Políticas Públicas . Realizou estágio de pós-doutoramento na Universidade Federal de Goiás, junto ao grupo de pesquisa Nedesc, foi Diretora do Departamento de Educação da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), Professora da Educação Básica e Diretora de Planejamento da Secretaria de Educação de Pernambuco. Foi presidenta da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE -2002-2004), Coordenadora do Grupo de Trabalho " Estado e Política Educacional" (Anped GT05 - 1992-1993; 2001-2004), Vice-Presidenta (1993/1995) e Presidenta (2005/2009) da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)1992-1993. Foi presidenta da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE - 2011/2013). Foi Conselheira da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (2014-2018). Coordenou a Comissão de Especialistas de Pedagogia e várias Comissões de Avaliação de Cursos da SESu/MEC. Atualmente é Diretora de Cooperação Internacional da ANPAE e integra as seguintes redes de pesquisadores: Rede de Cooperação Científico-Acadêmica de Educação Superior (REDE CAES), Rede Latinoamericana de Estudios Epistemológicos em Política Educativa (RelePe), Fórum de Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa (FORGES). Integra comitê e conselho editorial de vários periódicos científicos, entre os quais: Educação e Sociedade, Retratos da Escola, Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, Linhas Críticas. Desenvolve estudos e pesquisas na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, principalmente nos seguintes temas: política educacional, formação de profissionais da educação, educação, gestão da educação e educação superior.  

  • http://lattes.cnpq.br/7641442717354036

    Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2017), Mestre em Educação (2012), Especialista em História da Educação Brasileira (2008) e Graduada em Pedagogia (2005), pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste. Atualmente é Professora Adjunta e Coordenadora do Curso de Pedagogia no Instituto de Ciências Humanas e Sociais - ICHS na Universidade Federal de Rondonópolis - MT. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional - GREPPE/UFR/MT, integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacional e Social - GEPPES/Unioeste/PR e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Estado, Políticas Educacionais e Infância - GEPPEIN/UEM/PR. Desenvolve pesquisas na área da Educação, principalmente nos seguintes temas: Estado, Políticas Educacionais para a Educação Básica, Privatização da Educação e Políticas Públicas para Privados de Liberdade. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/6469765131687056

    Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás na área de Políticas e Gestão Educacional. Possui graduação em Pedagogia (1991), Mestrado (2002) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2009). Pesquisou a organização dos tempos e espaços da escola em ciclos na Rede Municipal de Educação de Goiânia e atualmente desenvolve pesquisa sobre a temática do Estado e da Relação Público-Privada na Educação em Goiás.

  • http://lattes.cnpq.br/5296876195079974

    Maria Rehder é mestre pelo Centro Inter-Universitário Europeu para os Direitos Humanos e Democratização em Veneza, Itália, onde defendeu tese (An Educommunication-based approach for the rights of the child: Responding to the challenge of implementing article 12 of the Convention on the Right of the Child (CRC) in Guinea-Bissau -Uma abordagem baseada na educomunicação para os direitos da criança: uma resposta aos desafios para a implementação do artigo 12 da Convenção sobre o Direito da Criança em Guiné-Bissau) com supervisão Centro de Direitos Humanos da Universidade de Padova. O trabalho está disponível para consulta no catálogo online da Corte Interamericana de Direitos Humanos (http://www.corteidh.or.cr/tablas/29889.pdf), com versão impressa disponível para consulta na biblioteca da Corte em San José, Costa Rica. Em 2014 também publicou artigos acadêmicos na revista italiana Studium Educationis (http://ojs.pensamultimedia.it/index.php/studium/article/view/847/820) e no Boletin Unifreire. Há 18 anos integra o Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo, é vice-presidente da Associação Brasileira dos Profissionais e Pesquisadores em Educomunicação (ABPEducom) e especialista em Gestão da Comunicação pela ECA-USP. Atualmente também integra o GREPPE - UNICAMP (Grupo de Estudo e Pesquisas em Políticas Educacionais), acumulando trabalhos em cooperação internacional e direitos humanos em Timor-Leste, Quênia, Botsuana e Guiné-Bissau retratadas em artigo acadêmico.

  • http://lattes.cnpq.br/3016473193550386

    Professora Associada da Universidade Federal de Pelotas/UFPel. Vinculada ao Departamento de Ensino da Faculdade de Educação, atua em cursos de Graduação/Licenciaturas e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Orienta Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado. É Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais/NEPPE/CNPQ. É Pró-Reitora de Ensino da Universidade Federal de Pelotas - UFPel (2017-2020). Possui Graduação em Pedagogia, Especialização em Alfabetização, Mestrado e Doutorado em Educação na linha de pesquisa em Gestão e Políticas de Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS, Pós-Doutorado na Linha de Pesquisa em Políticas Educacionais e Trabalho na Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC. Tem livros e artigos publicados sobre políticas educacionais, com ênfase em gestão educacional (básica e superior), redes de políticas, parcerias público-privadas, formação docente (básica e superior).

  • http://lattes.cnpq.br/8670505772168037

    Possui graduação e licenciatura em Pedagogia com habilitação em Supervisão Escolar pelo Centro Universitário FEEVALE (1988) e Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013) na linha de Gestão e Politicas Educacionais. Pesquisa as relações entre o público e o privado na educação, gestão educacional e escolar, e formação de professores na educação básica e profissional. Docente na educação básica, graduação e pós-graduação lato e stricto senso. Tem experiência na área da Educação, com ênfase em Gestão Educacional, Escolar, Politicas Publicas e Formação de Professores. Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, atua no Campus Sapucaia do Sul.

  • http://lattes.cnpq.br/0726794592785841

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia, especialização em Sociologia pela Universidade Federal de Uberlândia, mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia, doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e pós-doutorado em educação pela Université Paris X , como bolsista sênior do CNPq. É coordenadora do Grupo de Pesquisa Polis - Políticas, Educação e Cidadania (UFU), com financiamento de pesquisas pela FAPEMIG e CNPq. Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia com atuação no Curso de Pedagogia e nos cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação desta mesma instituição. Atuou como coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da UFU no período de 2013 a 2017. Atuou como coordenadora do GT de Políticas Educacionais da ANPED/Centro Oeste no período de 2013 a 2015. Atuou como Editora Associada da Revista Educação e Sociedade/CEDES no período de 2014 a 2016. Atuou como Editora da Revista Educação e Políticas em Debate no período de 2012 a 2015 reassumindo a referida função em 2017 até os dias atuais. Diretora de Formação e Desenvolvimento da Associação Nacional de Política e Gestão da Educação nos períodos de 2017 a 2019 e 2019 a 2021. Tem experiências na área de Educação e desenvolve pesquisas sobre políticas educacionais, com ênfase nos seguintes temas: trabalho docente; gestão escolar e relação público-privado.

  • http://lattes.cnpq.br/0551479581924651

    Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (1992), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005) e doutorado em Programa de Pós-graduação em Educação da UFRGS pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011). Atualmente é professor titular da Universidade do Estado de Mato Grosso. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: política educacional, parceria público-privado, estado, gestão democrática e gestão educacional.

  • http://lattes.cnpq.br/6883075564600277

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista - Araraquara (1996), mestrado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000) e doutorado pela mesma universidade (2005). É professora do Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista - Rio Claro; membro da equipe editorial da Revista Educação Teoria e Prática e atualmente é Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação/UNESP/Rio Claro. É pesquisadora do GREPPE (Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e atua em temas de políticas educacionais e, mais especificamente, na temática da privatização da educação.  

  • http://lattes.cnpq.br/4538018150038718

    Pedagoga pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- UNESP/Rio Claro, Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é docente no Departamento de Educação na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/IB/Rio Claro e no Programa de Pós-graduação em Educação UNESP/Rio Claro. Professora na educação básica do Estado de São Paulo (1990-1995). Presidente do Grupo de Avaliação Institucional do Instituto de Biociências da UNESP/Rio Claro (2009-2011). Editora-Chefe da Revista Educação: Teoria e Pratica do Departamento de Educação da UNESP|/Rio Claro (2013-2015). Coordenadora do Curso de Pedagogia UNESP/Rio Claro (2016-2017). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais (GREPPE - Unesp/Rio Claro) e do Laboratório de Observação e Estudos Descritivos (LOED/Unicamp).Tem experiência na área de Educação com ênfase em Avaliação, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação escolar, avaliação institucional, avaliação de sistemas, politica educacional , qualidade educacional e pesquisa educacional.

  • http://lattes.cnpq.br/6569293985017211

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Pós-doutorado em Ciências da Educação pela Universidade do Minho (Portugal). Docente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Atualmente é docente da Universidade Católica Dom Bosco. Coordenadora da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) seção Mato Grosso do Sul (2011-2013 e 2013-2015). Vice-presidente da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) Centro-Oeste (2015-2017 e 2017-2019). Coordenadora (2010-2011) e Vice-coordenadora (2014-2016) do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado da Universidade Católica Dom Bosco. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: política e gestão educacional, planejamento educacional, educação básica e história da educação. Pesquisadora produtividade 2 CNPq.

  • http://lattes.cnpq.br/6321674512843602

    Professor Adjunto I na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (FACED/UFBA). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/FACED/UFBA), na linha de pesquisa Políticas e Gestão da Educação. Doutor e Mestre em Políticas Públicas e Gestão da Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Pesquisador da área de Políticas Educacionais, Gestão e Avaliação. É vice-líder do grupo de pesquisa registrado/certificado no DGP/CNPQ: Águia - Organismos Internacionais, política e gestão da educação básica. Foi assessor parlamentar na Câmara dos Deputados e no Senado Federal acompanhando a Comissão de Educação das instituições. Foi membro da Comissão Especial de Avaliação (CEA) que formulou as bases para o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES. Graduado em Ciências Sociais pelo Centro Universitário Fundação Santo André (2006). Contato: rodrigosilvapereira@ufba.br.

  • http://lattes.cnpq.br/7235020200200379

    Possui graduação em Matemática-Licenciatura (IME-USP, 1982), mestrado (FEUSP - 1990) e doutorado (FEUSP - 1995) ambos em Educação e Livre Docência (FEUSP - 2006). Realizou estágio de pós-doutoramento na Universidade de Cornell (1996-7). Em 2004-5 foi consultor do Laboratório Latino Americano de Avaliação da Qualidade da Educação (LLECE), Orealc-Unesco, Santiago do Chile. De dez. 2012 a fev.2013, foi pesquisador visitante junto à Universidade de Maryland (programa de Educação Internacional e Comparada) e de dez. 2013 a fev. 2014 foi pesquisador visitante junto à Universidade do Minho (Portugal). Coordenou o Curso de Pedagogia da FEUSP (1999-2001 e 2013-2014), o GT Estado e Política Educacional da Anped (1993-1996), o programa de pós-graduação em educação da FEUSP (2007-2010), foi membro da Comissão Setorial de Avaliação da Universidade de São Paulo (Educação e Psicologia), 2012 a 2014, e Coordenador de Educação da Capes (2014-2018). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas educacionais, financiamento da educação, avaliação educacional, administração escolar e direito à educação. Nos últimos anos tem desenvolvido três linhas de pesquisa, o estudo dos impactos da financeirização da economia na educação, particularmente na educação superior; estudos sobre educação e desigualdade, com especial atenção à desigualdade intraescolar e estudos em torno da qualidade da educação básica, particularmente no debate acerca dos indicadores. Atualmente é Professor Titular aposentado no Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (Colaborador Sênior), professor visitante na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA) (2018-2019) e membro da coordenação de Ciências Humanas 3 (Educação e Psicologia) da FAPESP (desde 2012).

  • http://lattes.cnpq.br/1066285819896126

    Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1997), mestrado em Educação pela USP (2000) e doutorado na área de Estado, Sociedade e Educação realizado na USP (2004), com bolsa sanduíche na Universidade de Harvard. Atuou como consultora da UNESCO em 2005-2006, junto ao Ministério da Educação em Brasília. Desde 2006 é professora adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas dos Sistemas Educacionais (GESED). Foi coordenadora acadêmica de extensão do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFRJ (2014-2016) e da Faculdade de Educação da UFRJ (2008-2012). Tem experiência na área de Sociologia, Educação e Políticas Públicas, atuando principalmente com os seguintes temas: políticas públicas, sociologia das organizações, educação, educação integral, direitos humanos, políticas de diversidade e relações étnico-raciais.

  • http://lattes.cnpq.br/8164993192480435

    Socióloga, mestre e doutora em educação pela Universidade Estadual de Campinas, com doutorado-sanduíche na Université Paris X, Nanterre. Foram realizados dois pós-doutoramentos: IFCH, departamento de sociologia; e Laboratoire Genre, Travail et Mobilités, Univeristé Paris X. Docente na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Departamento de Políticas, Administração e Sistemas Educacionais (DEPASE); Pesquisadora Associada do Centre de Recherches Sociologiques et Politiques de Paris (CRESPPA) e Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional (GREPPE). A Nova Gestão Pública e as relações de trabalho praticadas no setor público educacional paulista têm sido focos privilegiados de estudos e pesquisas desde 2010. Atualmente desenvolve estudo comparativo França-Brasil-Alemanha sobre o mesmo tema. Foi vice-presidente do Centro de Estudos Educação e Sociedade - CEDES (2014-2018) e atual membro permanente do Conselho Científico do Núcleo de Estudos de Gênero PAGU.

  • http://lattes.cnpq.br/4464815211181255

    Graduada em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (1989), mestre em Educação pela Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo (1995) e doutora em Educação pela Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo (2003). Livre-docência pela Universidade São Paulo-FFCLRP (2017). Professora livre-docente Universidade de São Paulo, campus Ribeirão Preto na FFCLRP, Departamento de Educação, Informação e Comunicação e no Programa de Pós-Graduação em Educação da FFCLRP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração Educacional e Administração de Unidades Educativas na Educação Básica, desenvolvendo pesquisas sobre a gestão educacional no contexto das relações entre o público e privado. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional, Greppe-USP/RP. É vice-diretora estadual da Anpae (2017-2019), membro da Direção do Centro de Estudos Educação & Sociedade ( 2019-2020) e é associada da Anped. Coordena o Programa de Pós-Graduação em Educação da FFCLRP (2017-2019).

  • http://lattes.cnpq.br/3976705366604804

    Possui graduação em pedagogia pela USP(1988), mestrado(1995) e doutorado (2001) em Educação pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora Livre Docente da Faculdade de Educação da UNICAMP e integra o Programa de Pós-graduação em Educação desta Universidade. Desenvolveu estágios pós-doutorais no exterior. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração Educacional, desenvolvendo pesquisas sobre aspectos relacionados à interface entre o financiamento e a gestão da educação básica e relações entre o público e o privado no campo educacional. É autora de artigos e livros sobre o tema. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional (GREPPE)/Unicamp. Integra a Associação Nacional de Financiamiento da Educação (Fineduca) e Coordena o Grupo de Trabalho 5 "Estado e Política Educacional" da ANPED. Atua como Editora da Revista Educação e Sociedade.

  • http://lattes.cnpq.br/3533444052532463

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (1989), graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará (1977), mestrado em Educação e Políticas Públicas pela Universidade Federal do Pará (1996) e doutorado em Educação Conhecimento e Inclusão Social (Nota 7) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005), com Pós-Doutorado no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e Pós-Doutorado no Programa de Políticas Públicas e Formação Humana da UERJ. Atualmente é Professora Titular da UFPA e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED da UFPA. Orienta em nível de Mestrado e Doutorado. É pesquisadora bolsa produtividade nível 1D do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico- CNPq. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior - GEPES e é vice-coordenadora do GT-11 - Políticas da Educação Superior da ANPEd. É pesquisadora da rede UNIVERSITAS/BR. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: política educacional, política da educação superior, trabalho docente, gestão educacional e financiamento da educação superior. Foi Vice-Presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Educação- ANPEd (2013-2017). É Diretora do Fórum da Gestão do Ensino Superior de Países e Regiões de Língua Portuguesa, pesquisadora da Rede de Estudos sobre Trabalho Docente. É membro do Conselho editorial de várias revistas científicas da área da educação.

  • http://lattes.cnpq.br/9945008202279221

    Vera Maria Vidal Peroni é doutora em Educação e professora convidada do curso de pós graduação em educação da UFRGS e professora visitante na UFPEL. Participa do grupo nacional de pesquisa sobre a relação entre o público e o privado na educação. É líder do Diretório Grupo de Pesquisa Estado e Políticas Públicas de Educação Básica. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Estado e política educacional, política educacional brasileira, relação público/ privado. Sua pesquisa mais recente trata das "IMPLICAÇÕES DA RELAÇÃO PÚBLICO-PRIVADA PARA A DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO NA AMÉRICA: ARGENTINA, BOLÍVIA, BRASIL, CHILE, URUGUAI E VENEZUELA". https://orcid.org/0000-0001-6543-8431.

Chile

  • http://uchile.cl/s62634

    Juan González López psicólogo, y estudiante del Doctorado en Filosofía en la Universidad de Chile. Becario del CONICYT. Es académico del departamento de Psicología y del departamento de Educación de la Facultad de Ciencias Sociales de la Universidad de Chile. Coordinador Académico del Programa “Equipo de Psicología y Educación” de la misma Facultad e investigador del Observatorio Chileno de Políticas Educativas (OPECH) de la Universidad de Chile. Es investigador en temas educativos con especial énfasis en temas como políticas educativas, movimientos sociales, juventud y educación popular además de tener una amplia experiencia en escuelas públicas como asesor psicosocial, trabajando tanto en las escuelas como en el ámbito comunitario, acompañando a las organizaciones de actores sociales que participan del debate educativo actual.

Colombia

  • http://scienti.colciencias.gov.co:8081/cvlac/visualizador/generarCurriculoCv.do?…

    Ph D. en Ciencias Económicas de la Universidad de Bordeaux, Master en Economía del Desarrollo de la misma universidad, y economista de la Universidad Nacional de Colombia con estudios en Maestría en Filosofía. Cuenta con experiencia en investigación y consultoría sobre macroeconomía, diseño de políticas públicas y realización efectiva de los derechos económicos y sociales (DESC). Ha sido coordinador, entre 2010 y 2012, del Fondo Regional para la Incidencia Civil en el Derecho a la Educación (Región América Latina y el Caribe) y, entre 2010 y 2014, Asesor de programas de la Campaña Latinoamericana por el Derecho a la Educación CLADE (Sao Paulo-Brasil). Ha publicado varios artículos en revistas especializadas y capítulos de libro sobre macroeconomía y políticas sociales.

Guiné Bissau

  • http://lattes.cnpq.br/2217667631095304

    Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás (2001) e especialização em Politicas Publicas pela Universidade Federal de Goiás (2003). Atualmente é Field Aid Monitor da Organização Nações Unidas. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia do Desenvolvimento.

Outras regiões

  • https://www.cied.uminho.pt/pt/user/328

    Full Professor of Sociology of Education and Educational Administration at the Department of Social Sciences of Education, Institute of Education of UMinho. Head of the Unit for Adult Education (1984-2004), Director of the Research Centre for Education and Psychology (1994-1997), Head of Department (1998-2004) and Director of the PhD in Education (2011-2013). Guest professor in various universities in Europe, Africa, Asia and Latin America. Author of academic works published in seventeen countries and seven languages, including more than thirty books.

  • https://sigarra.up.pt/flup/pt/func_geral.formview?p_codigo=242011

    Rui da Silva é professor auxiliar da Faculdade de Letras, investigador e Coordenador Científico do Centro de Linguística (CLUP) da Universidade do Porto, onde tem desenvolvido a sua investigação em Linguística Forense, nomeadamente nas áreas de análise de autoria, análise e deteção de plágio e cibercrime. É, também, membro da Comissão Científica do Mestrado em Tradução e Serviços Linguísticos e Coordenador do Curso de Especialização em Linguística Forense. É licenciado em Tradução e Mestre em Tradução e Terminologia pela FLUP e doutorado em Linguística Aplicada pela Aston University (Birmingham, Reino Unido), onde defendeu com máximo êxito a sua tese em Linguística Forense: “Detecting Plagiarism in the Forensic Linguistics Turn”. Nesta tese, investigou atitudes transculturais relativamente ao plágio e propôs uma abordagem à deteção de plágio translingue. É, também, autor e coautor de vários artigos sobre análise de autoria (computacional), deteção de pláfio e análise de comunicações cibercriminais. É coeditor da revista internacional bilingue Language and Law - Linguagem e Direito (com Malcolm Coulthard) e da 2ª edição do 'The Routledge Handbook of Forensic Linguistics', publicado pela Routledge (com Malcolm Coulthard e Alison May). É coordenador do grupo de trabalho de Linguística Computacional da Ação COST LITHME - Language in the Human-Machine Era.

  • https://education.umd.edu/directory/steven-klees

    Prof. Klees is Professor of International Education Policy at the University of Maryland. He did his Ph.D. at Stanford University and has taught at Cornell University, Stanford University, Florida State University, and the Federal University of Rio Grande do Norte in Brazil. He was a Fulbright Scholar on two occasions at the Federal University of Bahia in Brazil. Prof. Klees work examines the political economy of education and development with specific research interests in globalization, neoliberalism, and education; the role of aid agencies; education, human rights, and social justice; the education of disadvantaged populations; the role of class, gender, and race in reproducing and challenging educational and social inequality; and alternative approaches to education and development.

Peru

  • https://iep.org.pe/investigadores/ricardo-cuenca/

    Ricardo Cuenca Pareja. Psicólogo social y doctor en Educación por la Universidad Autónoma de Madrid. También es investigador principal del Instituto de Estudios Peruanos (IEP) y miembro fundador de la Sociedad de Investigación Educativa Peruana (SIEP). Ha sido presidente de Foro Educativo del Perú, coordinador del Programa de Educación de la Cooperación Alemana en el Perú (Proeduca-GTZ) y responsable del componente de investigación del Programa Regional de Políticas para la Profesión Docente de la Oficina Regional de Educación de la Unesco para América Latina y el Caribe (OREALC) en Chile.